Conheça os benefícios desse alimento e confira algumas preparações

batata doceA batata doce está popularizando no cardápio do brasileiro, principalmente no dos praticantes de atividades físicas.

Ela envolve alguns mistérios como “batata doce engorda porque é doce” ou “porque é carboidrato”, mas na verdade esse tubérculo pode ser um excelente aliado para emagrecimento saudável.

Índice Glicêmico

O índice glicêmico da batata doce é, em média de 63, diferente da batata inglesa, a mais conhecida, cujo índice glicêmico é de 78, segundo tabela publicada pela Diabetes Care, 2008.

Isso significa que menos insulina é necessária para aproveitar a energia da batata doce e a digestão e a absorção são mais lentas. Então a glicemia do sangue é elevada com uma velocidade menor, dando maior saciedade que a batata comum e também o menor estoque de gordura no organismo.

Por fornecer energia mais lentamente, a batata doce é um ótimo lanche para se consumir antes do treino.

Receitas e substitutos

Para não enjoar do modo de preparo cozido, sugerimos algumas variações de receitas de batata doce.

  • Ela pode ser normalmente preparada com casca para aproveitar melhor seus nutrientes. Lembre-se de fazer uma correta higienização em água corrente, escovando a casca para retirar qualquer resíduo de terra e outras sujidades;
  • Você pode fazer um purê, alterar os tipos de cortes (palito, rústica, cubos, fatiada), adicionar em sua sopa;
  • Também pode variar nos temperos, usar especiarias como curry, noz-moscada, assa-la com ervas aromáticas secas ou frescas;
  • Como sugestão de acompanhamento, frango ou peixe grelhados ou cozidos e alguns legumes;
  • Evitar fritar para não adicionar gordura e calorias à preparação. Dá para fazer batata chips sem fritar e sem adicionar óleo, basta fatiar a batata doce crua em fatias bem finas, deixar em água gelada por 10 minutos, escorrer e assar em forno pré-aquecido a 180°C até ficarem douradas;
  • Há alguns substitutos da batata doce para variar seu cardápio, tais como batata baroa, inhame e batata yacon.

É importante lembrar que, apesar de mais benéfica que a batata inglesa, a batata doce também contém uma quantidade de calorias parecida. Portanto, seu consumo diário deve ser moderado.

Consulte sempre um endocrinologista ou médico do esporte para melhores resultados.

 Colaboração de Joice Vicentim | blog http://vidafora.com/