Como anda a decoração do seu quarto? Será que já está na hora de renovar a cara do seu espaço? Uma opção diferente e original é utilizar plantas naturais para encher este ambiente de vida.

Alguns mitos afirmam que não se pode manter plantas no quarto porque elas irão “roubar” o oxigênio durante a noite que é o período que elas não conseguem fazer fotossíntese. No entanto, a história não passa de mito e você pode ficar tranquila ao escolher plantas para o seu quarto.

Agora é preciso pensar em quais plantas ornamentais você vai colocar no quarto e qual irá se encaixar melhor ao seu ambiente, considerando fatores como a luz solar que chega ao quarto e a incidência de ventos.




2

A planta ideal para seu quarto

Após ter decidido se quer mesmo adotar as plantinhas no seu quarto, está na hora de escolher a que mais combina com o seu estilo, algumas plantas são mais indicadas que outras para os ambientes internos.

  • Evite plantas grandes: Dependendo do espaço que você tem disponível, uma planta muito grande pode prejudicar a circulação e disputar espaço com o resto das suas coisas. Isso pode fazer você cansar logo da planta, então evite. Plantas como pata de elefante, samambaias e trepadeiras são mais indicadas para os ambientes externos.
  • Plantas meia sombra: Plantas comopalmeira chamaedorea, filodentro, zamioculca, dracena, pacová e clíviasão conhecidas como meia sombra e se adequam melhor aos ambientes internos com pouca incidência de sol. Algumas dessas plantas podem atingir um tamanho maior, no entanto, são mais verticais e podem dar um ar mais clássico ao ambiente quando usadas em um vaso.
  • Quarto colorido: Caso você queira que além de natural seu quarto fique florido aposte em flores como violeta, minirrosa, antúrio e bromélia. Essas opções são mais práticas e fáceis de cuidar. Aorquídea, por exemplo, se adapta bem ao ambiente interno, mas não deve receber correntes de ar diretamente.
  • Bonsai: O bonsai é uma das plantas que está muito em alta para ambientes internos como o quarto. A planta de origem japonesa é uma árvore em miniatura e é resistente, além de não ocupar tanto espaço, sendo indicada para paisagismo interno.
  • Suculentas: As suculentas são um exemplo de plantas de meia sombra, elas são aquelas plantinhas mais gordinhas e que podem ser mantidas em vasinhos pequenos, que não ocupam tanto espaço, mas deixam o ambiente com um ar despojado e alegre. No caso dos cactos é preciso tomar cuidado porque eles precisam ficar cerca de quatro horas expostos ao sol diariamente.

3

Agora que você já pensou em qual a melhor planta para o seu ambiente não esqueça de conferirquais são as necessidades da planta de receber água e sol. Cada planta tem uma exigência de cuidados e é preciso ficar atento quanto a adaptação dela ao ambiente.

6

5