Olá, pessoal!

Eu como muitas mulheres por aí, tenho um sério apego ao meu cabelo. Graças a isso, estou sempre procurando novas dicas para mantê-lo bonito e saudável, mesmo que eu ainda use muita química e descolorações (Sim, eu tinjo demais o cabelo, do castanho ao rosa neon)  😀 

Recentemente notei meus cabelos mais frágeis e decidi começar a pensar no que fazer. Comecei então a formular uma lista com 5 dicas básicas, mas extremamente valiosas para a vitalidade dos fios.

Vamos começar?

21917

1 – Hidratação nunca é demais

Talvez a dica mais valiosa. A hidratação semanal ou quinzenal realmente salvou minha vida.

Mesmo que seus cabelos não tenham quimica, a luz do sol, água do mar, de piscina, o vento, tudo agride um pouco, e chega uma hora que os fios começam a pedir por socorro. Nessa hora não custa nada você fazer uma boa hidratação. Isso irá renovar os fios, repor a água perdida, repor os nutrientes que estão faltando.

Você pode tentar desde uma máscara hidratante caseira (por exemplo a de leite) ou então uma máscara já industrializada (Vult, Haskell e etc)

 

A hidratação não só pode como deve ser realizada uma vez na semana(em casos de danos mais sérios), uma vez a cada quinze dias, ou pelo menos, uma vez ao mês.

 

shutterstock_129364595

 

2- Cortando as pontinhas!

Eu custei a por isso na minha cabela, mas é um fato.

Quem ai já sofreu com as famosas e temidas pontas duplas? Pois é, infelizmente tratamentos como óleos seladores e etc possuem apenas um efeito cinderela, que mascada o desgaste das pontas dos fios, os deixando com melhor aparência. Mas o que realmente resolve nessas horas é o corte. Não, não precisa cortar um palmo, mas apare pelo menos as pontinhas (de um a dois dedos). Isso fará com que o cabelo venha mais forte, mais bonito, e as pontas duplas terminarão por um tempo.

 

O corte é recomendável uma vez ao mes( se seu cabelo cresce rápido) ou pelo menos de três em três meses.

 

Cabelos-lindos-521x620

 

3- Chapinha, escova e babyliss é bom mas…

Cuidado! Muito de nossas “brincadeiras” com os fios tendem a agredir os fios com calor excessivo e etc, e por mais que nós sejamos apaixonadas pelo resultado, devemos manerar um pouco.

Em primeiro lugar, sempre depois de um processo com esses aparelhos, hidrate seu cabelo. A hidratação vai repor a água e os nutrientes dos fios como já disse antes, não deixando que o ressecado acumule ou até que seu cabelo fique quebradisso.

Em segundo lugar, Nunca, Nunca mesmo, faça esses procedimentos sem usar um fluído pré- escova( spray e etc). Esse liquido mágico, por mais que não pareça mega útil, protegerá os fios do calor, dando um pouco mais de brilho aos cabelos e principalmente, trazendo mais segurança.

E por último, evite fazer chapinha e babyliss todos os dias. Por mais que você hidratar e fazer a manutenção dos fios, infelizmente nem sempre você ficará livre dos danos.

 

baby liss chapinha

 

4- Tingir e descolorir, pode? Pode!

Pode sim, experiência própria XD mas vão com calma ok?

Primeiramente procure um bom salão para tingir/descolorir ou fazer qualquer outro processo quimico nos fios( a menos é claro que você seja um craque nisso em casa).

Converse com o cabelereiro, explique o que quer fazer e se ele disser “não faça por enquanto pois seu cabelo está frágil” acate. É chato? Demais, mas é melhor do que ver seu cabelo caindo ou quebrando horrores depois, certo?

Escolha muito bem a cor que quer aplicar nos fios ou onde quer fazer a descoloração, pelo menos assim você ficará pelo menos dois ou três meses sem precisar repetir a aplicação de outra cor e etc.

Lembre-se: procure boas tintas, bons salões, e uma dica para quem quer o cabelo com cores fantasia( azul, rosa) eles desbotam mais rápido e a manutenção é maior. No final das contas, o que estraga os fios mesmo é a descoloração, não a tinta fantasia.

 

3658_421928487904067_295237115_n

 

5- Cuidado ao prender

Nunca nunca nunca nunca mesmooo use aqueles elásticos que não são revestidos com pano, eles quebram demais os fios, os agridem mais do que você pode imaginar.

Não prenda os fios molhados também, aguarde que o cabelo seque. Prender com ele molhado além de marcar o fio, pode danifica-lo.

Caso precise prender, prefira aquelas presinhas de plástico (piranhas), elas não agridem tanto e quase não marcam.

 

como-prender-o-cabelo_bg

 

É isso, pessoal. Espero que vocês tenham gostado das dicas.  😉

Cuidem bem dos seus cabelos, não use tanto secador, escolha bons produtos próprios para o seu tipo de cabelo e mantenha sempre uma boa manutenção.

Um beijo!

Por Jacqueline Andreia Duarte do Blog Baú de Estrelas