negóciosDiversas empreendedoras possuem dúvidas na hora de montar um novo negócio. O medo de fracassar ou até mesmo da economia do país não ajudar podem inibir as menos corajosas. Nesses momentos vale a pena investir em um sistema de franquias.

No modelo de franquia a empreendedora conta com ajuda da matriz, em relação a diversos aspectos como escolha do local em que será produzida a franquia e modelo de negócio pronto. Além disso, o empreendedor ainda possui colaboração da matriz para identidade visual e fornecedores.

Dicas para franqueados

O sistema de franquias costuma ser mais fácil de ser conduzido por já apresentar uma marca conhecida do público. No entanto, as dicas abaixo podem ajudar a alavancar o negócio e obter o retorno esperado.

  1. Escolha o local para abrir a franquia com atenção.
  2. Pesquise uma franquia de nome reconhecido.
  3. Verifique todos os pontos do contrato de franqueado antes de assinar o documento.
  4. Analise o tempo estimado para obter o retorno sobre o investimento.
  5. Procure uma franquia em um nicho que você tenha conhecimento.

Entre os nichos mais utilizados estão o comércio de alimentos, bebidas, condicionamento físico e estética e franquia escola de idiomas. Investir em franquias é uma boa opção uma vez que o empresário tem a assessoria da matriz em diversos pontos mas também tem suas desvantagens, como ter que submeter às regras e auditorias da matriz.